Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Salve a Legião | O Reggae

     Renato Russo, quando escrevia suas letras, tinha uma enorme facilidade em assumir o lugar de uma personagem que, ao mesmo tempo era criada por sua imaginação e representava muito bem as pessoas do nosso dia-a-dia.
     No meu entender, poucas são as letras nas quais Renato Russo falou de si mesmo. A maioria criticava a sociedade e falava do ser humano por meio de uma história criada, mas baseada no real. É assim com a música O Reggae.

O Reggae

Ainda me lembro, aos três anos de idade,
o meu primeiro contato com as grades.
O meu primeiro dia na escola.
Como eu senti vontade de ir embora!

Fazia tudo que eles quisessem,
acreditava em tudo que eles me dissessem.
Me pediram para ter paciência.
Falhei.
Então gritaram: - Cresça e apareça!

Cresci e apareci e não vi nada.
Aprendi o que era certo com a pessoa errada.
Assistia o jornal na TV,
e aprendi a roubar pra vencer.

Nada era como eu imaginava,
nem as pessoas que eu tanto amava.
Mas e daí?
Se é mesmo assim,
vou ver se tiro o melhor pra mim.

Me ajuda se eu quiser,
me faz o que eu pedir.
Não faz o que eu fizer,
mas não me deixe aqui.

Ninguém me perguntou se eu estava pronto
e eu fiquei completamente tonto,
procurando descobrir a verdade,
no meio das mentiras da cidade.

Tentava ver o que existia de errado,
quantas crianças Deus já tinha matado!

Beberam meu sangue e não me deixam viver,
têm o meu destino pronto e não me deixam escolher,
Vêm falar de liberdade pra depois me prender,
pedem identidade pra depois me bater.

Tiram todas minhas armas.
Como posso me defender?
Vocês venceram essa batalha,
quanto à guerra vamos ver!

     Essa canção representa uma frase que sempre costumo dizer: "O Brasil cria criminosos para depois puni-los". Renato Russo quis mostrar a realidade brasileira que transforma o cidadão em criminoso.
     A verdade é que, por meio da trajetória de um jovem, percebemos o mal brasileiro, que é a falta de recursos básicos.
     Um jovem que cresce numa favela (ou comunidade carente, chame como quiser), provavelmente seguirá os exemplos que lhe são apresentados. Os conceitos que lhe são impostos, por mais que não sejam os certos, são os que ele irá seguir.
     O despreparo brasileiro em relação à educação fica claro. E fica mais claro ainda o despreparo em relação à segurança pública, à má prática de abordagem e ao abuso de autoridade dos policias.
     E fica em evidência o desconforto, a insatisfação e a revolta que sente o cidadão por saber que convive com uma polícia corrupta. E, para combater a polícia, entregam-se ao crime, como forma de protesto ao governo, à polícia e, principalmente, à sociedade.



Baixe a música O Reggae pelo 4shared

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

3 comentários:

  1. Tá muito legal o blog TDB o design,organização e talz,
    Mas a minha opinião que talz colokar coisas mais atuais,novas e tudo mais,pra atrair o publico coloca o q tah bombando,o q sai mais!!!
    BJS BJS

    http://blognandac.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. N@nd@ C. XD, obrigada pelas dicas e pelos elogios. Visitarei seu blog também

    ResponderExcluir
  3. Err tbm gosto de legião urbana,Graças a meu pai rsrsrs que ñ para de escutar!!!Aí acabei gostando,gst de pais e filhos,geração coca-cola e a minha preferida é Eduardo e Mônica não me canso de ouvir!!!
    Bjinhos e sucesso no blog!!!
    http://blognandac.blogspot.com

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.